Blog

Ninho de processionária do pinheiro

Diferentes tipos de pragas em jardins urbanos

Que tipos de pragas em jardins urbanos estão ativos em Portugal? E como combatê-los? Tanto no pomar, como na horta ou na floresta, as plantas estão sujeitas a diferentes pragas. Pode ser necessário recorrer a uma intervenção profissional, de controlo de pragas, para processionária do pinheiro.

Mas existem ainda outros insetos, aves, fungos, bactérias e outros organismos capazes de causar danos a árvores, pessoas e animais domésticos. Se não forem tratados atempadamente, podem conduzir a avultados prejuízos económicos.

Saiba como proceder e chame a Truly Nolen para uma desinfestação de processionária ou outro tipo de controlo de pragas eficaz.

Entre em contacto com a Truly Nolen! 800 20 20 50 (Grátis - Chamada para a rede móvel nacional) ou por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A processionária do pinheiro

Segundo o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a processionária passa por quatro fases: ovo, lagarta, pupa e inseto adulto.

 

Ciclo de vida da processionária do pinheiro.

 

A processionária do pinheiro é um dos principais tipos de pragas em jardins urbanos. Nos primeiros estados, antes do inverno, alimentam-se durante o dia e permanecem de noite em ninhos temporários. Depois, desenvolvem pelos urticantes e formam ninhos sedosos. No final do inverno, descem em procissão e enterram-se no solo para passarem a borboleta. No verão, começam a voar após o crepúsculo.

É preciso ter especial cuidado com os pelos urticantes que esta espécie de lagarta deixa em pinheiros e outras árvores, não só na floresta como em escolas e jardins. Os pelos são responsáveis pelas alergias graves em pessoas e animais, provocando irritações na pele, nos olhos e no sistema respiratório.

Como saber se as árvores estão afetadas pela processionária?

  • Os pinheiros apresentam alguns sintomas que indicam a presença desta praga:
  • As agulhas roídas pelas larvas ficam secas e de cor avermelhada, com sinais de excrementos finos na base;
  • Os ramos podem exibir ninhos de seda nas extremidades.
  • As árvores atacadas podem sofrer de atraso no crescimento, perda de vigor ou mesmo morte.

Espécies invasoras existentes em Portugal

Nas últimas décadas, muitas espécies invasoras têm atacado as plantas autóctones e árvores mais frequentes em Portugal. Só desde 2018, foram introduzidas pelo menos 18 espécies de insetos na Europa nos últimos anos, com o risco acrescido de mais 16 espécies de insetos e ácaros, fungos e outros organismos, relata a Organização Europeia e Mediterrânica Para a Proteção das Plantas (EPPO).

O aumento da temperatura média, a ocorrência de fenómenos climáticos extremos e as alterações na precipitação são fatores que influenciam a distribuição e aumento das pragas e doenças que afetam a floresta, reforça o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). Os pinheiros, eucaliptos, carvalhos e castanheiros têm sido muito afetados, a par com diversas culturas agrícolas e plantas ornamentais.

Muitas vezes, a ação danosa destas espécies exóticas sobre as plantas só é visível quando é demasiado tarde. Os sintomas podem demorar vários anos a manifestar-se, com as árvores a ficarem debilitadas por dentro enquanto a infestação se propaga. Daí ser tão importante a prevenção e tratamento antecipado.

Novos insetos, fungos, bactérias na Europa e tipos de árvore que atacam*

Insetos

  • Anoplophora chinensis (besouro asiático) – árvores folhosas
  • Dryocosmus kuriphilus (Vespa das galhas do castanheiro) – castanheiros
  • Gonipterus platensis (Gorgulho do eucalipto) – eucaliptos
  • Thaumastocoris peregrinus (Percevejo do bronzeamento) – eucaliptos
  • Rhynchophorus ferrugineus (Escaravelho da palmeira ou escaravelho vermelho) – palmeiras
  • Leptoglossus occidentalis (Sugador de pinhas) – pinheiros

Fungos

  • Fusarium circinatum (Cancro resinoso do pinheiro) - pinheiros
  • Hymenoscyphus pseudoalbidus (Murchidão do freixo) - freixos
  • Phytophthora ramorum (Morte súbita dos carvalhos) - carvalhos

Bactérias

  • Xylella fastidiosa – várias espécies, incluindo alfazema, oliveira, videira, amendoeira, laranjeira e limoeiro

*Fonte: Organização Europeia e Mediterrânica Para a Proteção das Plantas (EPPO).

 

Voltar