Blog

Técnico de desinfeção com fato de proteção com equipamento em ambiente hospitalar.

Importância da desinfeção dos espaços em época de gripe

O pior da pandemia parece já ter passado, mas o cuidado a ter com a desinfeção dos espaços deve continuar. Especialmente em contexto hospitalar ou escolar, por onde passa um grande número de pessoas com maior risco de saúde. Numa época em que coincidem Covid-19, Gripe e Vírus Sincicial Respiratório (VSR) – classificada pela ONU como Tripla Ameaça – a Truly Nolen continua atenta à situação.

Doenças respiratórias, um perigo sempre presente

Já lá vai o tempo em que a desinfeção de todos os espaços e superfícies era tarefa obrigatória, quer em casa, quer no trabalho. Desinfetar maçanetas de portas, botões de elevadores, mesas e objetos em geral constituiu uma rotina praticada por milhões de pessoas em todo o mundo.

Portugal não foi exceção. O uso de máscara, os testes, as restrições de horários e deslocações e o próprio isolamento de doentes foram medidas extraordinárias que têm vindo a ser levantadas. Com a administração de reforço de vacinas, a população atingiu a chamada imunidade de grupo e pode agora fazer a sua vida normal. Entre setembro e novembro de 2022, foram vacinados contra a gripe e a Covid mais de 2 milhões de portugueses.

No entanto, alguns segmentos da população continua a necessitar de alguns cuidados. Os mais velhos, as crianças e quem sofre de doenças respiratórias são os principais alvos destas doenças. Aliás, a Tripla Ameaça já está a entupir os hospitais e poderá piorar no inverno, alerta a CNN Portugal. Os especialistas recomendam o uso de máscara para pessoas com sintomas de Covid e cuidados com a ventilação.

Como garantir a desinfeção dos espaços

O processo de desinfeção tem como objetivo eliminar microrganismos potencialmente causadores de doenças infectocontagiosas – entre as quais o Coronavírus, a Gripe ou o Vírus Sincicial Respiratório. A desinfeção não impede o aparecimento destes problemas, mas faz parte dos cuidados a ter na sua prevenção e dificulta a proliferação de vírus, bactérias e fungos em ambientes fechados.

As técnicas de desinfeção desenvolvidas pela Truly Nolen revelam um alto poder de eficácia. São realizadas através do sistema de nebulização a frio, que aplica produtos desinfetantes viricidas de última geração, cuja eficácia já foi comprovada pelos órgãos competentes. Quando aplicados em superfícies de contacto, estes desinfetantes têm uma ação imediata. Podem ser administrados tanto em superfícies interiores como exteriores, ambientes domésticos, empresariais, industriais, escolares ou hospitalares, sem risco para a saúde humana.

A Truly Nolen aconselha a realização de desinfeções periódicas, de forma a reduzir o risco de contaminação em todas as áreas abrangidas pelo tratamento.

Limpeza vs. desinfeção vs. desinfestação

É importante distinguir limpeza de desinfeção. A limpeza é uma etapa prévia da desinfeção, retirando elementos como pó, gordura ou alimentos através da ação de água e detergentes. Limpar é uma tarefa necessária e indispensável, no entanto, não é suficiente para eliminar vírus e bactérias.

Este objetivo só é garantido pela aplicação de desinfetantes químicos devidamente registados, através de técnicas e equipamentos específicos. Os processos de desinfeção utilizados pela Truly Nolen em contexto escolar ou hospitalar reduzem o risco de contágio e quebram potenciais cadeias de infeção.

Outro termo que pode ser confundido com desinfeção é a desinfestação. Este é o processo de eliminação e controlo de pragas de insetos, roedores ou outros animais, tais como baratas, aranhas, ratos, pulgas, térmitas, vespas, etc.

Os técnicos da Truly Nolen estão habilitados para exercer tanto os serviços de desinfeção como de desinfestação de quaisquer instalações residenciais ou empresariais, independentemente da área de negócio ou dimensão. Todos os produtos utilizados estão certificados pela DGS-Direção Geral de Saúde e DGAV – Direção-Geral da Alimentação e Veterinária.

Entre em contacto com a Truly Nolen! 800 20 20 50 (Chamada grátis) ou por email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Voltar