Blog

Moscas numa Laranja

As pequenas moscas da fruta são clientes bastante indesejados no que toca a negócios ligados à restauração. São mais comuns no verão devido ao clima mais quente e à maior abundância de frutas e vegetais, no entanto, são um verdadeiro incómodo o ano inteiro.

Estas são especialmente atraídas pelos alimentos já referidos e ainda pelos açucares em fermentação das bebidas alcoólicas. Isto faz com que este inseto seja um fã incondicional de bares, cafés e restaurantes.

A verdade é que estas moscas são odiadas principalmente por serem muito incómodas e causarem má impressão aos clientes, mas o que provavelmente não sabia é que estes insetos contaminam alimentos e bebidas com bactérias e patógenos prejudiciais à nossa saúde. Isto deve-se ao facto de estas frequentarem locais muito pouco higiénicos, como lixos, casas de banho, ralos, etc.

Para além disto, a mosca da fruta coloca os seus ovos na fruta madura por exemplo. Uma vez eclodidas, as larvas alimentam-se da fruta e, se tiver o azar de a comer inadvertidamente, pode ser prejudicial causando bastante desconforto, vómitos e diarreia. É por este motivo que este inseto é uma preocupação ao nível da Segurança Alimentar e deve ser devidamente controlado.

As moscas da fruta reproduzem-se muito rapidamente (até 500 ovos postos de cada vez, que podem desenvolver-se totalmente em menos de sete dias em condições à volta de 15°C), o que pode levar a uma infestação rápida num período de tempo muito curto.

No entanto, a Truly Nolen dá-lhe algumas dicas para as evitar:

1) Mantenha as áreas mais propícias ao seu aparecimento limpas

Uma vez que estas são atraídas por áreas não higiénicas, é importante que estas estejam sempre limpas. Certifique-se que os seus funcionários seguem um cronograma de limpeza e o fazem regularmente. Para além dos espaços mais óbvios, não se esqueça também de limpar todos os equipamentos, incluindo frigoríficos, máquinas de bebidas, tapetes de bares, etc.

2) Limitar o acesso a líquidos

Certifique-se que não fica água parada durante a noite e que os lavatórios estão secos. Os ralos devem ser também limpos todas as noites devido aos restos de bebidas, sumos e álcool que podem sempre restar.

3) Cubra as garrafas e torneiras de cerveja

Quando fechar o seu estabelecimento garanta que todas as garrafas ficam devidamente celadas, para evitar que as moscas entrem dentro das garrafas e deixem ovos.

4) Descarte o lixo com frequência

Por último, retire o lixo várias vezes por dia, para garantir que as moscas não sentem o cheiro e evitar que se instalem perto dele.

Se estiver perante uma infestação de moscas não hesite em contactar-nos, a Truly Nolen resolve.

Siga as dicas da Truly Nolen e fale ainda hoje connosco. A Truly Nolen é a chave para o sucesso do seu negócio!

Voltar