Desinfestação de vespas
O ruído incómodo e a picada dolorosa da vespa não deixam margens para dúvidas: trata-se de uma praga perigosa, que exige o conhecimento especializado de uma empresa de desinfestação de vespas.
O veneno injetado pela picada das vespas pode desencadear reações alérgicas que representam algum perigo para os seres humanos.
Desinfestação de vespas? É hora de chamar a Truly Nolen!
A ocorrência de pragas invasoras, caso da vespa asiática, é mesmo motivo de grande preocupação ambiental. Isto porque esta espécie de vespa ataca diretamente as abelhas (Apis mellifera), impedindo-as de sair das colmeias e invadindo os seus habitats naturais. Como as abelhas são as principais polinizadoras, este comportamento das vespas asiáticas tem um forte impacto no ecossistema e na apicultura.
Como identificar uma vespa
As vespas são muitas vezes confundidas com abelhas ou moscas. Para as diferenciar, verifique estas informações sobre as características das vespas.
- Têm dois pares de asas, ao contrário das moscas que só têm um.
- São capazes de picar diversas vezes durante um ataque, enquanto as abelhas morrem ao perder o ferrão.
- O padrão amarelo e preto difere do das abelhas. As cores são mais intensas e as riscas mais definidas.
- Corpo alongado e cintura mais fina que as abelhas.
- Corpo liso e brilhante, com poucos pelos.
- Ninhos feitos de madeira e papel mastigado e não de cera.
- Colónias mais pequenas, com cerca de 1.000 vespas.
Porque surgem as vespas
As vespas voam entre quintais e jardins à procura de três elementos essenciais:
Abrigo – Para sobreviver ao inverno e proteger-se de predadores, a vespa abriga-se em locais protegidos como, por exemplo, em frestas de paredes, beirais de telhado e material de isolamento.
Fontes de alimento – Depois de hibernarem no inverno, as vespas saem do ninho para procurar alimento. É aconselhável garantir a limpeza de jardins e quintais, retirando insetos e restos de comida. Se gosta de fazer churrascos e piqueniques, proteja os seus ingredientes e limpe a área imediatamente a seguir a comer.
Açúcar – Evite deixar ao ar livre frutas caídas das árvores, latas de refrigerante, comida de pássaros, sumos de fruta e tudo o que constitua uma boa fonte de sacarose.
Flores – As vespas são atraídas por plantas na época da floração e por perfumes fortes. Apreciam o néctar e a fragância das flores e podem destruir os canteiros do jardim.
Espécies de vespas em Portugal
Existem várias espécies nativas de Portugal e nem sempre é preciso efetuar uma desinfestação de vespas profissional. Saiba como distinguir as diferentes espécies.
A vespa asiática (Vespa velutina) é uma espécie exótica invasora. É facilmente identificada pelo corpo preto entre 17 e 32 mm, patas com pontas amarelas, uma faixa laranja no abdómen e a cabeça alaranjada. Chegou ao norte de Portugal por volta de 2011 e tem avançado gradualmente para sul, apesar de diversas medidas de contenção por parte das autoridades responsáveis.
Em fase adulta, esta vespa alimenta-se de matéria vegetal como fruta. Na fase de larvas, no entanto, alimentam-se de grandes quantidades de proteína animal, especificamente outros insetos e restos de carne.
A Vespa europeia (Vespa crabro), apresenta o abdómen predominantemente amarelo com faixas pretas, cabeça amarela e vermelha, tórax e patas pretas e encarnadas. As obreiras medem entre 18 e 23mm e as rainhas entre 25 e 35mm.
A Vespa oriental (Vespa orientalis), mede igualmente entre 18 e 35 mm. O abdómen apresenta uma mancha amarela e a cabeça é igualmente amarela. Marca presença na região sudeste da Europa.
A Vespa mamute (Megascolia maculata) é uma das maiores vespas da Europa. O corpo preto brilhante é coberto por uma densa camada de pelos. Tem uma cabeça amarela no topo e zonas amarelas sem pelos no abdómen.
A Vespa gigante da Madeira (Urocerus gigas) é uma vespa inofensiva que deposita ovos nos troncos das árvores. As suas larvas alimentam-se da Vespa Mamute. Tem uma banda preta e amarela, corpo cilíndrico e as antenas totalmente amarelas. A fêmea pode alcançar 45mm de comprimento.
Desinfestação de vespas
As vespas preferem ambientes ao ar livre, mas são capazes de invadir áreas habitadas. Podem fazer ninhos em troncos de árvores, telhados, beirais e cavidades entre paredes.
Um ninho de vespas não deve ser atacado sem ajuda profissional. Por um lado, a destruição parcial pode provocar a fuga das vespas para outros ninhos secundários. Por outro, é necessária proteção adequada para evitar picadas de vespas que se sentirem ameaçadas.
Tem uma infestação de vespas? Conte com os técnicos especializados da Truly Nolen!
Conheça todos os nossos serviços de desinfestação.