Dicas para desinfestação de ratos
Os ratos constituem uma das pragas mais comuns em todo o mundo. Conte com a Truly Nolen para um serviço de desinfestação de ratos eficaz.
A desratização pode ser realizada em espaços públicos, habitações, escolas, escritórios, instalações fabris e outros edifícios. Outros locais onde se procede à desinfestação de ratos são indústrias agropecuárias, redes de água residuais e outros equipamentos municipais ou governamentais.
Desinfestação de ratos? É hora de chamar a Truly Nolen!
Ratos ou ratazanas são capazes de transmitir doenças graves como raiva, peste, malária, cólera, febre tifoide, hantavírus, tifo, doença de Lyme e salmonela. Também podem desencadear ataques de asma e outras reações alérgicas em seres humanos.
Uma mordida de rato é perigosa e deve ser imediatamente tratada por pessoal médico qualificado. Mas, além dos problemas de saúde, os ratos podem contaminar alimentos, roer equipamento elétrico que provoca incêndios e destruir bens materiais.
Estes animais transportam consigo parasitas como pulgas, ácaros e piolhos, que são, por sua vez, contaminadores dos locais onde vivemos ou trabalhamos.
Assim, se detetou uma infestação de ratos, é necessária uma intervenção urgente. A nossa equipa irá utilizar métodos e produtos específicos para desinfestação de ratos, sem riscos para a saúde humana ou de animais domésticos. A Truly Nolen é especialista em desinfestações de ratos e em controlo de pragas e está preparada para lhe dar toda a informação sobre este assunto.
Como distinguir ratos de ratazanas
Os ratos (Mus musculus) são pequenos mamíferos conhecidos pela sua rapidez de movimento, inteligência e curiosidade. Têm um comportamento mais atrevido e um grande instinto de sobrevivência, com sentidos muito apurados de olfato, tato e audição. Atuam sobretudo à noite, vivem em grupos e comunicam através de ultrassons. Esta praga é capaz de se reproduzir rapidamente, podendo ter até 6 ninhadas por ano, entre 5 e 12 crias por ninhada, dependendo da espécie.
Os ratos trepam, correm, nadam, escondem-se e fazem os seus ninhos em pequenas frestas e em locais escuros da casa, como sótãos, tetos falsos, atrás de eletrodomésticos ou mobiliário, etc.
Já as ratazanas (Rattus norvegicus) são maiores e mais fortes que os ratos. Apresentam cauda mais curta que o corpo, orelhas e olhos mais pequenos, dentes incisivos e pelo grosso. Deixam marcas de gordura por onde passam e são capazes de roer materiais resistentes como alumínio, madeira ou cimento. São mais cautelosas que os ratos e preferem sítios para viver tais como sistemas de esgoto, poços de elevador ou espaços exteriores. Cada fêmea pode produzir até 10 ninhadas por ano, com 5 a 10 crias por ninhada.
Ratos e ratazanas são ambos roedores com hábitos noturnos capazes de provocar sérios danos, exigindo um rápido serviço de desinfestação de ratos.
Como identificar uma infestação de ratos
Tanto ratos como ratazanas deixam vestígios da sua passagem. Esteja atento aos seguintes sinais:
- Embalagens de comida rasgadas e restos de alimentos.
- Pequenos buracos nas paredes e no chão.
- Excrementos brilhantes e escuros e urina.
- Sujidade e estragos inesperados em locais com alimentos.
- Roupas, móveis e fios elétricos roídos.
- Odor semelhante a amoníaco.
- Marcas de dentadas e arranhadelas.
- Ruido de pequenos passos e pegadas de rato.
Como é que os ratos entram em casa?
Os roedores são basicamente atraídos por comida e abrigo. Procuram locais com abundância de alimentos, quentes e afastados da chuva, onde possam nidificar. As casas dos humanos são excelentes para os ratos: oferecem calor e abrigo, materiais para fazer ninhos, migalhas e restos de comida.
O caixote do lixo é provavelmente o primeiro sítio que os ratos exploram, principalmente se não tiver tampa. Áreas com alimentos – como dispensas, armários ou prateleiras e comedouros para animais – são alvo da sua constante curiosidade. Preferem alimentos gordurosos e ricos em proteína, com cheiros fortes e açucarados. Mas, se tiverem fome, são capazes de comer praticamente tudo, até couro e tecidos.
Vigie e cuide das plantas no interior e em redor de sua casa, especialmente árvores de nozes e plantas frutíferas que possam atrair ratos e servir-lhes de esconderijo e chame-nos se precisar de desinfestação de ratos.
O que fazer depois de uma desinfestação de ratos
Para evitar que os ratos voltem a invadir o local depois de uma intervenção profissional, há certas medidas a seguir:
- Fazer limpezas frequentes em todas as áreas com alimentos.
- Guardar a comida em recipientes bem fechados.
- Vedar portas e janelas.
- Vistoriar telhados, canalizações, ventilações, respiradouros, paredes, etc., garantindo que não há qualquer passagem para ratos.
- Manter as áreas exteriores como jardins e varandas limpas e com poucos esconderijos.
- Remover potenciais matérias de nidificação: pilhas de papel e revistas, folhas, palha, materiais de construção, etc.
- Manter o caixote de lixo com tampa bem fechada.
Procura especialistas em desinfestação de ratos? Contacte-nos!
Conheça todos os nossos serviços de desinfestação.