Desinfestação de pombos e outras aves
Nas últimas décadas, os pombos tornaram-se uma autêntica praga urbana que é necessário deter. A Truly Nolen tem uma vasta experiência em controlar o número destes pássaros, evitando que transmitam doenças e destruam propriedades.
Desinfestação de pombos? É hora de chamar a Truly Nolen!
Os pombos são daqueles animais que despertam tanto paixão como ódio. Muitos admiram a sua utilidade como pombos correio, a inteligência e sentido de missão, a capacidade de resistência, a proximidade com as pessoas e o simbolismo da própria ave.
Os pombos que habitam as cidades, presença frequente em jardins, nos beirais de telhados e empoleirados em fios, descendem dos pombos selvagens que foram domesticados pelo Homem para entregar mensagens.
Porque não devemos alimentar pombos?
Muitas pessoas alimentam os pombos, ainda que inadvertidamente, ao deixar cair alimentos no chão.
Esta espécie come os grãos que encontra facilmente em instalações agrícolas, fábricas de bens alimentares, restaurantes, jardins e áreas de lazer e zonas de cargas e descargas de alimentos. São ousados e por vezes agressivos, atacam e entram nas instalações para obter alimento.
Os pombos podem multiplicar-se rapidamente, já que a sua época de reprodução ocorre várias vezes por ano. Geralmente põem dois ovos de cada vez, que eclodem, em média, após 18 dias.
Que perigos representam os pombos?
Apesar da longa história partilhada com a humanidade, os pombos são considerados uma praga urbana.
Os pombos podem transmitir doenças como criptococose, salmonelose, histoplasmose e encefalites virais. Transportam pulgas, ácaros e outros infestantes e também podem infetar animais domésticos.
Outras aves citadinas que podem ser consideradas pragas, caso dos pardais, gaivotas e andorinhas; no entanto o pombo causa danos mais avultados e é o principal alvo das medidas de desinfestação de aves.
Além disso, os dejetos que lançam sobre edifícios, telhados, varandas, estátuas, carros, aparelhos elétricos, e passeios (e ocasionalmente sobre as pessoas que passam na rua) provocam sérios prejuízos nas propriedades.
A transmissão de doenças dá-se por diferentes meios. Por exemplo, inalação de materiais em estiveram em contato com os excrementos, transferência através de parasitas ou por contato com água ou comida contaminada,
Se desconfia de alguma contaminação, fique atento aos seguintes sintomas e contacte imediatamente um médico:
- Febre
- Fraqueza ou fadiga
- Dor no peito
- Náuseas e vómitos
- Suores noturnos
- Confusão mental
Que espécies de pombos existem em Portugal?
São três as principais espécies de pombos encontrados em Portugal. Por vezes, algumas espécies como o Pombo-bravo e o Pombo-torcaz associam-se em bandos.
- Pombo-torcaz (Columba palumbus) é o mais frequente e de maior dimensão. Caracteriza-se pela cor cinzenta e manchas brancas nas asas e no pescoço.
- Pombo-bravo (Columba oenas), em vários tons de cinzento, é também conhecido como seixas. Surge principalmente no inverno, em zonas litorais. Nidifica no nordeste de Portugal.
- Pombo-das-rochas (Columba livia) é uma espécie selvagem. Apresenta plumagem cinzenta e contra-asa branca, com duas riscas pretas bem visíveis. Vive em zonas rochosas costeiras e de interior.
Desinfestação de pombos
Para evitar uma infestação de pombos, devemos limitar o seu acesso a água, alimento e abrigo.
Com a Truly Nolen, a desinfestação de pombos é feita através de colocação de redes e espigões que garantem o afastamento das aves.
- Aves de rapina
- Espigões anti pássaros
- Cabos de tensão
- Repelentes elétricos
- Redes para aves
- Lasers
Quer chamar um especialista em desinfestação de pombos? A Truly Nolen pode ajudar!
Conheça todos os nossos serviços de desinfestação.