Blog

Moisés Ventura, técnico de desinfestação da Truly Nolen

Baratas, ratos, pulgas e percevejos são pragas relativamente comuns nas casas portuguesas. Qualquer que seja o caso, é recomendável desinfestar os espaços afetados, de preferência de forma profissional. Os procedimentos podem variar conforme a situação encontrada. É que “não há dois dias iguais numa visita técnica”, diz Moisés Ventura, o especialista em desinfestação da Truly Nolen. Basta que a tipologia da casa seja diferente, para desencadear um procedimento específico.

Vamos partir do princípio que, se está a ler este texto, já viu sinais de roedores na sua casa ou desconfia de uma praga de baratas no local onde trabalha. Antes de mais, saiba como é que os técnicos de desinfestação atuam e tudo o que a Truly Nolen pode fazer por si.

Atendimento online

A Truly Nolen é a única empresa de desinfestação com a possibilidade de compra de serviços online. Pode fazê-lo através de contacto telefónico ou via formulário no website. Nesta etapa, são pedidos alguns dados, como o nome, morada, localidade, contacto telefónico e tipo de praga.

1ª Visita técnica

Uma vez agendada a visita do técnico de desinfestação, é feita uma inspeção gratuita. O especialista vai fazer averiguar a gravidade da situação e dar mais informações sobre a praga a combater, ações a desenvolver, área de intervenção, medidas corretivas, recomendações e intervalo de segurança. É proposto um plano de ação e, caso o cliente concorde, são colocadas estações de isco e armadilhas em locais estratégicos.

2ª Visita de desinfestação

Na segunda visita, o técnico verifica o resultado obtido pelas estações de isco. Depois, desinfesta os espaços através da pulverização dos produtos adequados. Este procedimento pretende eliminar a(s) praga(s) existente(s) e deve ser feito em toda a área afetada: seja uma casa, loja ou restaurante, incluindo cozinha e casas de banho; no jardim, terraço ou varanda, se existir; no condomínio ou outros locais infestados.

Garantia de serviço

Após esta intervenção, se o problema da praga não ficar resolvido, o cliente dispõe de um período de garantia a contar da data de consolidação (30 ou 90 dias, de acordo com o adquirido). Durante esse período, deve contactar a Truly Nolen para verificar o local e resolver o problema.

O trabalho de desinfestação não é para qualquer um. É preciso uma boa dose de resistência física, espírito aventureiro e capacidade de organização para lidar com pragas todos os dias. Moisés Ventura confessa que “ao princípio, nos primeiros serviços, fazia um bocadinho de impressão ver as barata maiores a sair das tampas de esgoto e a subir pela roupa acima”. Mas depois de se habituar, ver cenários como esse tornou-se rotina. Com alguns anos de experiência enquanto técnico de desinfestação e comercial, consegue analisar friamente e lidar com qualquer tipo de praga, onde quer que ela apareça, ao mesmo tempo que esclarece as dúvidas dos clientes.

De pragas em municípios a escolas e infantários, de escritórios a habitações, de vespas a ratos, baratas, pulgas e formigas, o técnico de desinfestação já viu de tudo e está preparado para lidar com qualquer situação.

Segundo Moisés Ventura, há diversos fatores que influenciam o método de desinfestação:

  • Tipo de praga – Muitas vezes, o cliente já identificou a espécie a eliminar. Mas é aconselhável que o especialista em desinfestação analise os vestígios deixados pelos animais, como sujidade, excrementos, peles, ovos, destruição de móveis ou rodapés. Só determinando corretamente a gravidade da praga a combater é que são definidos os produtos e métodos a utilizar.
  • Origem – As pragas podem ter origem em alimentos (por exemplo, gorgulho em embalagens de cereais ou especiarias), em objetos (como percevejos que aparecem em caixotes de mudanças ou pulgas em tapetes), ou entrar por portas, janelas, ralos da canalização ou fendas no pavimento. Por vezes basta uma intervenção rápida para eliminar a espécie; outras vezes é necessário manter um programa contínuo de controlo de pragas.
  • Localização – As habitações junto a armazéns de comida, restaurantes, etc., são mais propícias ao aparecimento de pragas. As zonas históricas, densamente habitadas e com construção mais antiga são também um alvo mais apetecido por certos tipos de insetos. É o caso das térmitas, que gostam de madeiras antigas; das formigas que estão sempre presentes em jardins e terraços; ou das pulgas que surgem quando há proximidade com animais.
  • Organização – Uma casa com muita mobília leva sempre mais tempo a desinfestar, uma vez que obriga a deslocar todos os obstáculos para a aplicação dos produtos. A própria tipologia da habitação é diferente, condicionando o processo de desinfestação. Geralmente, o técnico começa a pulverizar numa divisão e prossegue para a porta de entrada. Se a origem da praga já foi detetada, é por aí que pode iniciar o tratamento.
  • Limpeza – Os hábitos de limpeza regular e profunda de um espaço ajudam a prevenir o aparecimento de pragas. Um técnico de desinfestação tem sempre mais dificuldade em trabalhar num ambiente sujo, principalmente quando a sujidade constitui uma fonte de alimento.
  • Clima – É mais comum ver ratos e baratas no Verão, junto a caixotes de lixo e tampas de esgoto. Mas muitas outras espécies conseguem permanecer inativas durante meses ou mesmo um ano quando faz frio, para depois infestar um local sem aviso quando a temperatura sobe. “É como os percevejos, que não hibernam, mas têm um período de dormência”, explica Moisés Ventura. “Conseguem aguentar sem se alimentar até 3 meses, no caso das ninfas, ou de 6 meses a 1 ano, se forem adultos”.

 Peça um orçamento

Voltar