Blog

Técnico de desinfestação de insetos

Aposte numa desinfestação eficaz. Chame a Truly Nolen

Se tem estado atento às notícias nas últimas semanas, pode ter reparado que algumas pragas são cada vez mais comuns em Portugal. Em pleno outono, surgem moscas, percevejos, traças e mosquitos, entre outras espécies indesejadas.

Segundo os especialistas, as alterações climáticas são uma das causas para o aparecimento destas pragas fora da sua época habitual.

O verão é, habitualmente, a estação em que os insetos estão mais despertos. Muitas espécies se refugiam nos ninhos no inverno e hibernam enquanto esperam pelo tempo quente e maior disponibilidade de alimentos.

Que pragas têm surgido em Portugal?

Neste outono, as moscas comuns, as moscas da fruta e os percevejos estão entre os casos mais citados na comunicação social.

Já entre junho e agosto de 2022, houve relatos de pragas de ratos e baratas em Lisboa. Isto porque, como explica a CNN Portugal, o contrato que a autarquia tinha com a empresa de desinfestação tinha cessado.

Porque aparecem moscas no outono?

A existência de tantas moscas nesta altura do ano tem a ver com as temperaturas mais altas que se fazem sentir. “A mosca doméstica está a uma temperatura ótima a rondar os 25 graus (…), e nós temos estado com temperaturas dentro destes valores”, diz o especialista Filipe Nunes à Rádio Renascença. Mas o lixo nas ruas também contribui para o fenómeno, acrescenta.

Um parecer partilhado por José Alberto Quartau, “o mais experiente dos entomologistas portugueses”, segundo a . “Estamos com um outono bastante favorável para haver mais moscas do que noutros anos, para as moscas (que parecem ser moscas-domésticas, mas é um complexo de moscas que deve incluir várias espécies) se tornarem mais atrevidas.” E acrescenta que “o facto de as ruas de Lisboa andarem ultimamente mais sujas do que era habitual pode explicar a maior quantidade de moscas (…) É relevante haver produto orgânico em decomposição porque é ali que as moscas põem os ovos”.

Já Margarida Matos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ressalva que só um trabalho de campo poderia confirmar o aumento de moscas-da-fruta este ano. Mas “a primavera mais quente do que o normal pode ter motivado o aparecimento precoce das espécies de verão. Mesmo com o fim do verão e o início do outono, as temperaturas mantém-se altas”, realça a investigadora ao Observador.

Que fatores levam ao aparecimento de mais infestações de insetos?

As alterações climáticas, a acumulação de lixo nas ruas e o crescimento do turismo a nível global são os fatores que levam a um maior número de pragas.

“Continuamos com temperaturas ótimas para as moscas, e pouca chuva, embora obviamente poderá haver outros fatores. Para o desenvolvimento das moscas facilita a disponibilidade de alimentos, e são moscas que se podem alimentar em zonas urbanas: alimentos nas nossas cozinhas ou de lixo acumulado nas ruas, e também muitas vezes onde existe criação animal”, explicou à Radio Renascença Filipe Nunes, investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

No caso dos percevejos, a explicação reside no processo de globalização iniciado nos anos 1990. “As pessoas começaram a fazer mais viagens de turismo, para os mais diferentes países, de estudo e de negócios, com uma frequência que era impensável algumas décadas antes”, escreve Edna Bernardo, especialista em parasitologia, citada pelo blog Mensagem de Lisboa. “Por isso os percevejos são facilmente encontrados, por exemplo, em hotéis – sobretudo quando a limpeza não abunda”, conclui a perita.

Que problemas de saúde aumentam com as pragas

Segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), numa pesquisa do portal Sapo, “os mosquitos, moscas, pulgas e percevejos podem provocar reações, geralmente locais, resultantes da mordedura e não da picada”. Embora a maior parte dos casos os insetos piquem apenas quando se sentem em perigo, tornam-se mais agressivos durante o verão e quando há cheiros intensos ou perfumados. Os problemas de saúde causados são geralmente reações alérgicas e contaminações alimentares.

Ligue agora para o 800 20 20 50 para desinfestações no seu lar!

Voltar